segunda-feira, 30 de maio de 2011

cheiro de infancia



hoje lembrei de quando meu pai tinha engenho......lembro que íamos levar o almoço do pessoal que trabalhava com ele,era uns doze, entre irmãos, tios e primos, meus irmão pequenos trabalhavam junto desde a madrugada, carreando cana ou tirando o bagaço da cana.Era muito trabalho, eles acordavam  1 da madrugada,tomavam o primeiro café e saiam pra lida....meu pai e meus irmãos,lá encontravam os outros que trabalhavam com eles.....me dá um nó na garganta ao lembrar daquele tempo...minha mãe ficava no fogão(de lenha) preparando o almoço, ás duas da manhã......tinha um monte de delicias que só ela sabe fazer: "bolo de tacho", um bolo feito de massa de milho fresca , feito na frigideira; arroz mexido feito no caldo de galinha, cuzcuz, galinha, guiné, feijão..........umas 8 da manhã, lá íamos nós para o engenho,a pé, andávamos uns 5 km com aquelas bacias na cabeça,e caldeirões de alumínio cheios das delicias dela!!!!!
bem antes de avistar o engenho sentia o cheiro 'de engenho', era muito trabalho mas para mim ir pro engenho era maravilhoso! aquele cheiro que sentia no caminho é o cheiro de minha infância...cheiro de doce........saudades daquele cheiro!!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário